Wednesday, September 27, 2006

nova língua

A internet nos aproxima de pessoas que há muito tempo não vemos. Acreditem, ou não, encontrei a Tia Laurette! Oportuniza ainda a conhecer pessoas bacanas ou ainda nos vitima de malditos hackers que nos infernizam e tomam os poucos caraminguás que conseguimos auferir com muito custo.

Vários são os programas de conversa em tempo real. Já estão difundidos também os softwares de conversa em áudio ou áudio e vídeo. Qualquer lanhouse de vila tem computadores com headphone, microfone e webcam.

Se você, caro leitor, não estiver entendendo bulhufas até aqui, quero ver doravante.

Digo isso pelo fato de que, graças ao messenger, seguramente o programa de conversa em tempo real mais utilizado, estamos criando uma nova língua. Nada parecido com a diferença entre o Português Brasileiro com o Português de Portugal, como dizem muitos.

Vamos aos exemplos, extraídos de um website de relacionamento (aquele onde sempre aparece apologia às drogas, nazismo e/ou racismo, dentre outras).

eu soh qro avisar q eu atualizei o meu fjog, tem fotu nova e gostaria muito q vc foc lah dar uma olhada e comentar”
“Oii moxaa to precisanduu fla com vc... nossa u povo confudiu todo q q nós tava flando hj... =p bjiim”
“VamU Lah ENtAuM..Vo cOMeçA a DivUlGa AkELe lIXo ENTaUm”
“oooooooooooiiiiiiieeeee......vim aki deixar u scrap q vc pidiu......rsrsrs boa semana moxim........ bjoks e t dolu moxim”

Bom, são alguns meros exemplos. O “que” é substituído por “q” numa frase. Ao invés de “não” escrevem “naum”. “Por que” e suas variações, viram “pq”.

Não tenho nada contra. Apanho um pouco, mas consigo, as vezes, entender o que está sendo dito. É interessante ver parte dessa garotada viciada em internet se lascar numa redação de vestibular.

Mas os professores estão pensando em ignorar essas barbáries, toleradas quando utilizadas de informalmente, como qualquer colóquio, permitindo a utilização em textos escolares e acadêmicos. Fatalmente atingirá o meio profissional.

Será que despertaria o interesse do nosso povo pela leitura? Ou serviria para que o grande Rui e Cora Coralina remexessem em suas respectivas covas?

Não sei. Mas digo: “eh o jeitin brasileiro a serviço de vc”.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

cacete... não sabia que a galera já estava tão afiada no russo. Salve Dostoievski... ou Bill Gates?

9/27/2006 12:56 PM  

Post a Comment

<< Home