Thursday, February 08, 2007

piratas

Piratas estão na moda. Na 7ª arte, o filme Piratas do Caribe já ganhou sua continuidade e os fãs estão ávidos pelo filme que deve fechar a trilogia. Tais piratas em nada se comparam com aqueles sanguinários pilhadores de outrora. Aqui são valentes, heróicos e sedutores. Mas e aí? Qual a melhor acepção para o termo “pirataria”?
No Brasil, no centro de qualquer cidade é possível ver ambulantes comercializando DVD’s e CD’s de filmes, músicas, softwares, jogos de vídeo game, etc. A dupla sertaneja Bruno e Marrone deve boa parte do seu sucesso a tais pirateiros que acabaram difundindo as músicas interpretadas pela esgamelada dupla. A polícia e seu mísero efetivo faz vista grossa.
Por falar em milícia, um grupo de policiais e ex-policiais se uniu a alguns dias e assumiu o comando de vários morros no Rio. Eles expulsavam traficantes, assumiam o comando do morro (?) e tributavam moradores e comerciantes da região com uma singela contribuição compulsória de proteção. Sem dúvida uma versão pirata da polícia que ainda por cima cobrava para oprimir os pobres favelados.
Em Minas, um causídico conseguiu um hábeas corpus para tirar da cadeia dois criminosos. Explica-se: hábeas corpus é um remédio jurídico previsto na lei brasileira, que permite ao juiz, por seu livre convencimento, determinar a soltura de quem se encontra preso. Indagado por outro advogado, que gostaria de obter a mesma medida para seus clientes, o juiz desconhecia o caso. Resumindo, piratearam uma decisão judicial para soltar bandidos, que acabou sendo prontamente cumprida.
Noutra situação cômica de pirataria, um grupo de negões tirou a camisa e passou tinta branca no corpo, tentando se passar pelo grupo Timbalada. Esses se deram mal e acabaram presos.
Pra concluir, manifesto meu descontentamento com um leitor do canhotoesinistro que preferiu não se identificar. Segundo ele, este blog não passa de uma cópia barata e mal-acabada de dois ilustres jornalistas brasileiros. Indago o leitor oculto: qual o sentido de piratear o que há de pior na imprensa brasileira?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ou o referido leitor não leu os tais jornalistas, ou não leu o canhotoesinistro, ou não leu nenhum dos dois, ou os leu e não entendeu.

E, possivelmente, quase nunca escreveu.

Diga-me oculto leitor, em que ponto desta afirmação errei eu?

Qual propósito não lhe valeu?

Todo o conjunto do texto ou só a rima pobre com "eu".

Sacie pois a dúvida desse mero plebeu.

Que falou, falou e se f... foi.

2/08/2007 12:28 PM  

Post a Comment

<< Home