Wednesday, July 12, 2006

Apesar de você...

Senhoras e senhores, devemos comemorar. Consta que em sete de julho do presente ano foi aprovada a lei federal que torna obrigatório o ensino de sociologia nas escolas. E por que comemorar? Simples.

Todos nós conhecemos a bandeira da pátria. Pois lhes pergunto: pra que uma bandeira? Pra mim é apenas um pedaço de pano estúpido que serve para separar lugares e pessoas. Mas a minha opinião não importa. É claro que sempre nos foi útil conhecer a bandeira, principamente para sermos aprovados em disciplinas idiotas como
OSPB e Educação Moral e Cívica. Numa dessas desgraças aprendi, ou melhor, decorei que a única estrela que existe acima da faixa representa... pasmem: o estado do Pará! Por quê? Não importa, isso não cai na prova. Ninguém sabe o motivo, aprendemos que é assim e pronto. Nessas mesmas matérias inúteis aprendi que não se pode bater palmas após o hino. Eu não gosto do hino, provavelmente nunca o entendi. Mas, mesmo se gostasse também não poderia expressar. Porque bater palmas é errado. Aprendi também a exaltar nossos brasões e símbolos quase como os santos de uma igreja. Por sorte, uma tendência iconoclasta me fez esquecer todos.

Lembro-me que as cartilhas de OSPB traziam como ideal de vida o menininho crescendo e se tornando um lenhador ou um artesão enquanto a menininha cozia e fiava em casa. Pois essas disciplinas foram logo no início do golpe colocadas no lugar de sociologia no período militar. Obviamente adequado, uma vez que sociologia faz pensar, contextualizar, se indignar e OSPB nos fazia decorar o hino enquanto nossos senhores matavam, prendiam, torturavam e entregavam nossas jazidas de ferro (dentre outras) aos donos do mundo.

A razão para comemorar é simples: mesmo após a ditadura ter terminado, os senhores militares estão por aí nos ACM's, Sarneys e Bornhausens e só agora conseguimos mudar um pouco mais essa história de opressão, antes explícita, agora implícita.

Assim sendo, entoemos que amanhã (ainda) há de ser um novo dia...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home