Thursday, June 29, 2006

Festa na Trindade

Todo ano a ilha de Desterro sedia a festa da Santíssima Trindade, popularmente conhecida como "festa da laranja". Lá encontra-se de tudo, desde tia varizenta a criança remelenta. Realmente a fauna é vasta.

A festa era tradicional, com direito a maçãs caramelizadas e brinquedos decadentes (e enferrujados) de parques de diversão. Digo era pois de uns tempos pra cá a coisa ficou feia. A quantidade de assaltos cresceu exponencialmente na época da festa. A segurança estava bastante precária. Ano passado fui e após sair da festa com a sensação de terem roubado até meu pensamento, consegui, nem sei como, voltar incólume.

Pois este ano houve a festa. E neste ano também fui. A coisa tava bem diferente. Polícia pra todo lado, andando com armamento ostensivo, com cavalos, camburões e etc. Na entrada achei que estava na festa da quarta brigada da PM. Depois pensei estar num campo de batalha. Demorou um pouco para convencer a mim mesmo que estava na festa certa.

É bastante nítido, no cotidiano, o despreparo da polícia florianopolitana e na tal festa isso ficou, além de nítido, óbvio. Primeiramente, nunca vi um policial apontar uma arma para um suspeito com vários transeuntes entre eles. E isso aconteceu várias vezes. Um revistava e o outro apontava um 38 corroído pela maresia a uns cinco passos de distância enquanto entre eles... nós, os notívagos. Saldo pessoal: da festa até minha casa, três gerais com direito a mão na nuca e piadinha infâme, do tipo: "tá liberado rapa... mas vai pela sombra hein."

Não sei o que é pior. O medo de um assalto ou a desconfiança na própria polícia. Enfim, ano que vem tem mais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home