Thursday, July 13, 2006

algumas ponderações

Para mim foi um espanto saber que a estrela solitária na bandeira significa o estado do Pará. Já ouvi de tudo nessa vida, principalmente que se tratava do Distrido Federal. A mais plausível era que representava a única capital acima da linha do equador. Vivendo e aprendendo...

Quanto a bandeira (ou pedaço de pano estúpido) fiz recentemente uma investigação. O verde e o amarelo nada tem a ver com as matas dizimadas pelos colonizadores ou com a riqueza mineral que foi surrupiada. Nada mais são do que as cores oficiais da família Orleans e Bragança. Quem? Sei lá... é o sobrenome de uns fulanos por aí. Vivendo e aprendendo mais...

Eu me lembro que aprendi na escola que "o pai é o chefe da família". O seio familiar estava sob o comando do varão, ao passo que, na ausência deste, a mãe exercia o controle sobre a prole. A Constituição de 1988 igualou o homem à mulher, caindo por terra o que aprendi. Na verdade isso nunca funcionou assim na minha casa. Presumo que não se ensina mais esse tipo de absudo nas escolas. Apenas algumas seitas ainda consideram a mulher submissa ao homem. Alguns não aprendem nunca...

Mas existe um paradoxo. O hino nacional, belíssimo plágio de Francisco Manoel da Silva, era obrigatoreamente ensinado a nós, alunos de OSPB. Ao menos uma vez por semana, hasteávamos o pedaço de pano estúpidol. Me orgulhava de saber a letra inteira de cor. Mas e daí? o que significa? Aliás, separe o sujeito do predicado na primeira frase do hino! Difícil? Eu ainda aprendo...

Amanhã realmente há de ser um novo dia! Vão obrigar a o hino e hastear o pedaço de pano todos os dias na escola!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home