Tuesday, July 24, 2007

PANgea

O PAN vai de vento em popa. Estamos muito bem; até agora pegamos o terceiro lugar no quadro de medalhas. Razoavelmente melhor do que nas últimas Olimpíadas onde ficamos atrás do Michael Phelps. Quem deve estar gostando mesmo do PAN são os cariocas. Nada de PÂNico nas ruas nem PANcadaria. Aposto que alguns moradores estão rezando para que o PAN dure o ano inteiro. Depois de estourar nove vezes o orçamento inicial, segurança é o mínimo. Daria mesmo para colocar um PANtagruel de guarda, trocando apenas o apetite por ganância. Ainda bem que o Lula foi vaiado, só não entendi os aplausos para o César Maia.

Fora o PAN temos, ou continuamos tendo, problemas em Congonhas. É trágico. O freio parece ter falhado, mas a culpa é do governo. A pista é curta, estava molhada, existe um posto da gasolina a trinta metros do fim da pista, mas a culpa é do governo. Seguindo o raciocínio do Paulo Henrique Amorin, Congonhas fica em São Paulo, que é cortada pelo trópico de Capricórnio num país tropical, logo chove muito e portanto aeroportos sempre (em toda história) operam com dificuldade, com muitos fechamentos ao longo do dia e, assim, com atrasos. Mas a culpa é do governo. Na Itália e em Portugal, por exemplo, existem atrasos diversos todo o dia, mas a culpa é do governo... do nosso, aliás. O barranco que faz margem à pista do Congonhas desabou com a forte e perene chuva de ontem aqui em São Paulo, nem precisa falar de quem é a culpa.

No último laudo econômico do país, cresce no Brasil o investimento estrangeiro, com risco país bixíssimo, PIB com perspectiva alta e dívida zerada com o FMI. Um pouco diferente dos anos anteriores onde o país quebrou três vezes sob a batuta neoliberal. De quem é a culpa agora? Mas ainda assim a coisa vai mal. A Folha publicou uma recente pesquisa que revela que nada menos do que 1% (um por cento!) da população brasileira detém metade (50%) do PIB! É bom ter esse tipo de estatística, principalmente para responder as seguintes perguntas: 1) em um governo, o que é mais urgente, distribuir renda ou abaixar impostos? Não pode escolher as duas, só uma. 2) De quem é a culpa?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Vou comentar minha própria bostagem. Não porque discorde, talvez discorde mesmo, mas simplesmente para enfatizar que foi escrita antes da recente postagem no blog do mino. É bom não haver dúvidas.

7/24/2007 12:36 PM  

Post a Comment

<< Home