Wednesday, May 02, 2007

O Papa é Pop

O novo, com relação ao cargo, papa vem visitar o Brasil. Para delírio dos padres, freiras, bispos, episcopisas, carolas e todo o resto da fauna. Aqui em São Paulo a prefeitura já tomou suas providências cristãs: todos os mendigos e menores de rua serão retirados da praça da Sé para a passagem do papa. Desde o governo Jânio Quadros isso é feito aqui e ainda hoje, precisamente as 6:00 da manhã de todos os dias, a prefeitura toma o cuidado de regar o gramado embaixo do viaduto do Chá. Lá dormem os menores de rua. Depois, 8:30, os mesmos menores são escurraçados do centro da cidade, pois o comércio está abrindo. Assim são tratadas as crianças de rua dia após dia: são levadas para a margem, conotativa e denotativa, da sociedade. Mas voltemos ao papa, a sociedade (da qual fazemos parte... e mais nada) critiquemos depois.



Sempre achei que a Igreja deveria ser a primeira a ter contato direto com as mazelas sociais, muitas das quais ela mesma ajudou a criar. Assim prega os dizeres das Encíclicas. Entretanto, não sei realmente porquê, o que se faz quando, raramente, um representante supremo dela resolve olhar para além da batina é ocultar a realidade. Será comovedor ver o papa na praça de Sé "limpa", sem mendigos, sem doidos, sem menores cheirando tiner e fumando craque (um me disse: "senão dá fome tio..."), sem prostitutas, enfim sem ser a praça da Sé.



Acho que esse pode ser um dos motivos pra cegueira cristã. Pra cegueira da igreja. Enquanto o papa e o alto clero ainda se preocupa em criticar o uso da camisinha, em dizer se o Galileu estava ou não certo, em não recomendar este ou aquele livro e em desencorajar pesquisas com células-tronco (algo que nenhum representante da igreja sabe realmente o que é), na vida real as pessoas morrem de fome, de frio, de AIDS e de ignorância. A realidade está distante do papa na mesma proporção em que os mendigos da Sé estarão afastados da praça. E o pior é ver o apoio que a prefeitura recebe de parte da sociedade (olha a gente aí de novo) com uma atitude dessas. E pior ainda é ver a maior parte das pessoas sequer pensando nisso quando lêem a notícia, quanto mais protestando. Com atos desse calibre não podemos esperar muito da glamurosa visita do nosso cristo na terra. O papa é pop, a realidade, punk.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E assim seguimos nossas vidas...é melhor deixar o papa na sua santa
ignorância! Na verdade de ignorante ele não tem nada! Infelizmente as pessoas se acostumaram a visualizar este
tipo de sena sem questionar e isso anos após anos. Mas o papa é pop não é mesmo? Então porque questionar? O que importa é que o papa veja que problemas como pobreza, fome, miséria não fazem parte do senário do Brasil, muito menos desta enorme metrópole que é São Paulo.

5/03/2007 5:03 PM  

Post a Comment

<< Home