Wednesday, May 09, 2007

efeito cromaqui

O Chroma Key (ou cromaqui) é aquele famoso recurso televisivo onde, por exemplo, a bela Patrícia Poeta informa a previsão do tempo sobre um fundo azul e que, para nós telespectadores, aparece o mapa do Brasil.

Diversos segmentos da TV utilizam o cromaqui em programas e comerciais. A vinheta da mulata globeleza, por exemplo, usa e abusa do aludido efeito, cobrindo alternadamente tudo que é parte do corpo da bailarina, menos o que teoricamente deveria estar coberto.

Sabe-se ainda que além dos mencionados casos, jornalismo e put..., digo, entreterimento, o cromaqui pode ser utilizado pra ludibriar telespectadores trouxas. Mergulhadores de alta profundidade que nunca pisaram numa água salgada e alpinistas que subiram máximo no morro dos macacos aparecem em cenas no fundo do oceano abraçando arraias ou encravando a bandeira de seu país no cume do Everest.

Aguardamos, nessa quarta-feira, dia 09/05/2007, a chegada do Papa. E daí? Ora, o sumo pontífice vai declarar o primeiro santo brasileiro, lembrando que o Brasil é o maior país católico do mundo! E daí, de novo??? Ora, soubemos pelo nosso editor-controlador-de-vôo-comandante-chefe que os mendigos, crianças de rua e demais necessitados seriam sutilmente escorraçados do caminho do papa. Eis, portanto, a novidade do vaticano: sua santidade, na realidade, atravessará por imensos corredores de fundo azul onde, na sua televisão, serão projetados via computação gráfica os populares que irão ver o papa.

Salienta-se, porém, que padres, madres, freiras, diáconos, cardeais, arcebispos, bispos, cavalos, torres e peões serão de verdade, para que se dê um pouco de realidade à presença do santo-padre.

Portanto, o fato de o papa estar no Brasil será tão significante quanto se ele estivesse no Vaticano. E para nós, weissbier no cálice e salaminho, fatiado bem fininho!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home