Thursday, July 17, 2008

mate seu amigo antes que ele se torne um inimigo

Amizade, segundo meu Aurélio virtual pirata, é um “Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual”.

Nosso simpático “pai-dos-burros” virtual impõe a fidelidade como pressuposto essencial da amizade atrelada às outras características ali expostas.

Mas que tal olhar ao nosso redor? Observarmos bem os amigos. Ou melhor os “amigos”, entre aspas.

Amigo é melhor que parente, segundo a crença popular, pelo fato de que o primeiro você pode escolher, enquanto que o segundo “é Deus que manda”. Contudo, o fato de aturar um parente é recíproco, pois você atura seu parente enquanto que ele também te atura.

No fim, respondendo a pergunta alhures, percebemos que boa parte dos “amigos”, senão todos, estão em nosso círculo de convivência por algum interesse, se lixando pro seu bem-estar ou pros seus sentimentos. Querem dinheiro, indicação para algum emprego, facilitação em algum negócio, aval em algum contrato e até seu próprio cônjuge (incluindo namorado(a), amasiado(a), etc.), dentre outras coisas.

Como a sinceridade plena é virtude(?) exclusiva dos autistas, segundo pesquisa realizada, em várias situações nos vemos obrigados a aturar os amigos amorfos, que defino como sendo aqueles sem caráter definido. Estão ali, se colocando como muito amigo, mas que a qualquer momento pode nos contemplar com uma bela rasteira baiana.

O Aurélio ainda utiliza a expressão “... (pessoas que) não são ligadas... por atração sexual”. Pode Existir então amizade entre uma mulher e seu ex-namorado? Um homem e sua ex-amante (se é que existe “ex-amante”)? Enfim, existe amizade entre homem e mulher??? E o principal: como ter certeza da reciprocidade de uma amizade?

Enfim, “amigo” leitor deste blosg. Essa bostagem é pra se refletir. Não vejo mal algum em se conviver com outras pessoas. Mas imputar a outrem a condição de amigo, desses que você convive e compartilha sua vida é complexo. E se tal amigo te trair, acaba por lhe colocar numa situação deplorável, pois sabe muito de sua vida e fomenta inimigos e demais interessados com suas intimidades.

Para prevenir isso, seja rápido: mate seu amigo antes que ele se torne um inimigo!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home