Thursday, September 20, 2007

Vídeo aula - ao vivo

Semana passada o Caetano Veloso, em entrevista, disse que ninguém mais aguentava ele opinando sobre tudo. Num parafraseamento às avessass digo que eu não aguento mais eu opinando sobre as coisas que eu opino. Mas como eu não tenho como não ouvir o que opino, externo para que mais gente também não aguente.

Dias atrás vi o filme "A procura da Felicidade" com o Will Smith. Bom, o filme é baseado em fatos reais e segue a linha do "Dois Filhos de Francisco". Muita luta, muita ralação e no fim os heróis sobrevivem bem pra entupir nossos ouvidos de porcaria. O senhor Smith sempre foi um ator mediano, mas o filho dele, no filme e no cartório (no DNA não posso afirmar nada), consegue ser ainda pior. Tão ruim que o Will Smith deveria responder por nepotismo, pois o filho dele jamais ganharia o papel em outra situação. Dizem que esse tipo de filme passa uma mensagem muito clara, o sistema em que a gente vive é tão injusto que quem dá certo vira filme. E que ninguém vê filme sobre o cotidiano ferrado da galera. E só quem "ganha na vida" vira filme. Bom, dizer que quem dá certo vira filme é forçar um pouco, pois afirmar que o Zezé e o irmão chorão deram "certo" é apelar. Eles conseguiram fazer o que queriam, pronto.

Mas o sistema é bom sim. Não sejamos chatos. Veja, ele permite, por exemplo, que se estude anatomia sem muito esforço: http://www.sonic.net/~evolve/wp/human_ecology/sudan_famine_7.jpg está tudo lá. A musculatura intercostal, as costelas, vértebra, e o que dizer da explicitação dos ligamentos! Em que outro sistema teríamos exemplo tão bem "acabado". Ainda em biologia, podemos ver claramente a selvagem cadeia alimentar: http://iusbpreface.files.wordpress.com/2007/04/kevin_carter.jpg repare na agudez postural do predador, e na vertiginosa premonição da presa. O mais forte sobrevive!
Podemos ainda aprender sobre geografia e arquitetura: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/paisagem/paraisopolis_abril.jpg veja o nítido contraste, contraste não porquê posso ser acusado de subversismo, mas a nítida dualidade entre planta baixa e planta alta. Note também que tons de verde são aconselháveis. Dão mais harmonia. Diria até que estão de acordo com os preceitos do Feng-Shui. Não conseguiu visualizar? Não há problema,os exemplos abundam: http://www.leonardo-energy.org/drupal/modules/tinymce/tinymce/jscripts/tiny_mce/plugins/imagemanager/images/paraisopolis.JPG agora sim! Perceba como existe mal gosto em ornamentação ainda nos dias de hoje. Não dá pra acreditar. E isso com um exemplo logo ao lado.
Temos ainda aulas de sobrevivência! Vejamos dois atores mirins que se dispuseram a mostrar como improvisar uma cama: http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/julho03/gifs/miseria.jpg caso se necessite em alguma expedição ou algo do gênero. Atores muito bons aliás. Nem se comparam com o filho do Will Smith. Por fim, o sistema seria incompleto se não nos trouxesse lições de boas maneiras. Claro, temos que pensar em nossa saúde, principalmete a longo prazo. Nada de medidas apressadas, inúteis. Por exemplo, jamais haja como o outro ator da foto: http://www.turklider.org/TR/Portals/57ad7180-c5e7-49f5-b282-c6475cdb7ee7/UserFiles/MR%20CAN%20AKIN/A1%20(3).jpg Por favor! Ainda bem que temos esses exemplos meramente ilustrativos. Alguém poderia pensar que esse tipo de atitude é aconselhável, ora essa.

Bom, é claro que esses são só alguns exemplos. Podemos ter mais aulas no dia a dia, por ai a fora. O sistema nos permite. Algumas vezes até nos é incômodo, pois está sempre querendo nos ensinar isso ou aquilo, afinal esse tipo de coisa tem por toda a parte. Mas é pro nosso bem, claro. Enfim, cultura e boas maneiras a todo instante, não dá pra reclamar. E para o lazer, filmes de vencedores! Isso sem falar nas novelas. Sem bem que ultimamente elas andam mostrando tanta coisa ruim que não estão mais tão boas. Tanta violência, tanta coisa. Mas nem tudo pode ser perfeito também.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home