Wednesday, September 12, 2007

Panela velha é que faz mutreta boa

Volta e meia eu mando um e-mail para um colunista da Folha. Nunca fui respondido. Tudo bem que as mensagens não são muito amistosas, mas em nenhuma hipótese eu insulto o colunista, pelo menos não mais do que ele me insulta escrevendo asneiras (do meu referêncial, é claro).

Mas a Folha de hoje me surpreendeu. Ela que geralmente puxa saco até fazer calo do graúdos daqui, pelo menos divulgou uma nota interessante: "A prefeitura de São Paulo reduziu a qualidade nutricional da sopa que pretende distribuir em um programa que irá reunir pais e alunos aos sábados nas escolas e creches municipais, a pedido da Nestlé."

Reduzui-se carne, frango e verdura. Veja bem, é isso mesmo que você acabou de ler: a multinacional Nestlé pediu e o senhor Kassab (assim diz a Folha) concentiu. Menos nutrientes. E mais, algumas cozinheras de escolas na zona leste afirmam que ganham prêmios por racionarem comida. Por exemplo, algumas delas dizem "entregar a maçã aos alunos pela metade; esmiuçar pedaços de frango misturados a legumes que não estavam previstos no cardápio --para a refeição render mais; e acrescentar bastante água ao molho de tomate. "

Resumindo, põe mais água no feijão que o Kassab precisa de lucro. A molecada que se exploda, de fome de preferência. Outro dia acharam carunchos no arroz a ser distribuído às escolas. Muito bem, deve ser fonte extra de proteína mesmo.

Vê-se muito bem como a prefeitura, em parceria com o governo do estado, caminham a passos largos para a implementação da doutrina neoliberal: deprede e venda que todo mundo vai achar bom. Infelizmente a corda mais uma vez arrebenta do lado mais fraco, e faminto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home