Friday, November 24, 2006

Não havia nenhuma necessidade...

Que vida de estudante é uma quebradeira todo mundo sabe. Que nota baixa faz parte do sistema auto-regulador desta mesma vida sabem alguns. E que a tal vida também é permeada de baixaria poucos sabem. Acrescentando algumas escorregadas noturnas temos o grande lema dos alunos de engenharia (pra ser lido em forma de música): "Mulher feia, nota baixa, caçachada e baixaria... engenharia, engenharia". Mas eu não fiz engenharia, e nos quesitos acima a diferença foi... nenhuma.
Pois numa noite de fim de semestre (de dinheiro, de ano e de paciência) eu e um grande camarada fomos extravazar as noites de trabalho árduo num bar de nome X-picanha, pejorativamente apelidado de X-piranha. O local tinha cerva barata, algumas pessoas que lhe endossavam o apelido, e nós. Impossível dizer o quanto de cerveja ingerimos naquela noite singular, mas lá pelas três da manhã lembrei que tinha que parar afinal de contas queria continuar festejando o final dos semestres subsequentes.
Como bom estudante (sinônimo de quebrado) tinha que voltar de ônibus, o "madrugadão". Era um coletivo especial que percorria todos os bairros periféricos da cidade das quatro às cinco da manhã. Se perdesse ele... só as oito. Mas não o perdi. Alguma combinação astral conjugou uma força que me retirou do bar e me pôs no bendito veículo, embora eu àquela altura quisesse servir de pilha do universo num mosteiro tibetano.
Uma vez dentro do "madrugadão" e bêbado feito um porco fiz o mais óbvio e menos sensato: dormi feito um porco... bêbado. Acordei com o simpático cobrador às cinco horas da manhã sutilmente me enxotando porta a fora. Quando dei por mim, estava no terminal urbano no centro da cidade, que àquela hora era lugar de mendigos, traficantes e baixo meretrício. Sem contar que eu estava muito, mas muito mais distante de casa de quando estava no bar. Assim, às margens do esgoto central eu sentei e (quase) chorei.
Embora o desespero fosse grande consegui, após uns dez minutos, pensar em pegar um taxi e finalmente encontrar o repouso merecido, mas as cinco da matina a coisa é braba. Um mendigo deixou cair umas moedas e quando eu as devolvi pra ele o sujeito respondeu em bom e nítido bebunzês: "brigaxi", sem pestanejar respondi: "dinaxi". Ora essa, eu sabia aquele idioma! Eis que então, o que vejo... sim era mesmo um taxi de verdade e se aproximando. Mais que depressa gritei como um desesperado o chamando. Imaginem, cinco da manhã de sábado, num lugar com alta incidência da assaltos um sujeito nitidamente bêbado ao lado de um mendigo gritando sofregamente. Pois então, ele realmete acelerou e se mandou.
Mas e sorte voltou a sorrir e quando eu já estava prestes a aceitar um pedaço do cobertor do Zé (este é o nome do mendigo). Outro taxi se avizinhou e pude, com toda discrição, chamá-lo e ir embora. No taxi, dormi. Quando estava chegando ao meu bairro dei as últimas coordenadas e... dormi. Depois, já em frente de casa só restava pagar e... ir dormir. Porém... lembre-se sempre que estudante é, por natureza, quebrado e eu obviamente não era uma excessão. Pois só tinha 2 mangos na carteira.
A cara que o motorista fez é indescritível e indecifrável mas tinha certeza de que ele ia me jogar pela janela. Ele porém ponderou e disse que aceitava cheque. O que era outro problema pois embora eu tivesse folhas de cheque comigo, não conseguia nem por decreto escrever. Quando ele se prontificou a fazer isso eu aceitei, mas na minha típica arrogância deselegante o alertei: "olha aqui, eu vou conferir hem... escrever tá complicado mas ler eu consigo".
Ele preencheu, eu conferi, assinei qualquer asneira e antes de ir ainda soltei: "bom, se não tiver fundo não tem problema, você sabe onde eu moro hehe". No fim o cheque tinha fundo e eu, como de hábito, ressaca. Realmente, não havia nenhuma necessidade.

2 Comments:

Blogger Sancho said...

Lembro-me de quando saímos do pagodão da Dé e fomos na "boca" pegar 2 geladas antes de ir dormir, às 7:30 da manhã. Havia alguma necessidade?

11/28/2006 6:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

hehe necessidade alguma... e a "boca" até que merecia uma bostagem hehehe...

11/28/2006 7:28 AM  

Post a Comment

<< Home