Friday, May 12, 2006

novidades no vaticano

O papa alemão Bento XVI iniciou recentemente uma campanha para modificar o ato que representa a celebração da ceia do Senhor, atualemente realizada com pão (hóstia) e vinho.

Segundo o códico canônico, a modificação, criação ou extinção de qualquer ritual depende de aprovação por 2/3 dos cardeais em 2 turnos de votação, semelhante às aprovações de propostas de emendas à Carta Política Brasileira. Provavelmente nossa assembléia constituinte se baseou no conselho deliberativo do Vaticano para elaborar nossa Constituição Federal.

A proposta do novo Papa é substituir a insossa hóstia por finas fatias de salame defumado, segundo receita secreta praticada na região norte da germânia, a qual contém, dentre outros ingredientes, o sagrado vinho.

O cálice, ao invés de vinho, conteria cerveja do tipo "Ale" ou "Weissbier". A justificativa é que tais tipos de cerveja são de alta fermentação, sendo, portanto, consideradas o "pão líquido".

Alguns cardeais já manifestaram seu descontentamento com tal proposta: "modificar o ritual da ceia é contrariar a palavra sagrada da bíblia" declarou o Cardeal Wilfried Napier da África do Sul. Jorge Bergoglio, cardeal argentino, considerou "brincadeira de mau-gosto" por parte da alta cúpula papal.

Contudo, embora tenha havido pouca divulgação, parece se tratar de matéria séria, com arrimo na melhor palatabilidade, segundo o porta-voz do Papa no Vaticâno.

A CNBB não quis se pronunciar à respeito do tema, alegando que não houve qualquer comunicado do Papa por aqui neste sentido.

Cerva gelada com salaminho... se for aprovado, tenho a convicção de que a igreja católica aumentará o nº de fiéis de forma considerável.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home