Thursday, April 06, 2006

aos "Paiakans" ...

Bastante oportuna a colocação do cacique Guaicaipuro Cautémoc. Um continente inteiro para saldar a primeira parcela de uma eterna dívida com os que habitam a américa ha mais de 40 mil anos.

Eu, particularmente, vejo nos caciques, de um modo geral, pessoas de alta credibilidade. Aos exemplos:

Paulinho Paiakan foi injustamente acusado de estuprar uma garota "caraíba". Primeiro admitiu ter molestado a garota. Depois, sob a orientação de um causídico provavelmente fornecido pela Funai, mudou sua versão dizendo que não havia praticado tal crime hediondo. Todos sabemos, na verdade, que o cacique Paiakan queria apenas perpetuar sua espécie, sendo ele descendente dos tais moradores de mais de 40 mil anos.

Cacique Raoni, lider dos Kaiapós, rodou o mundo com o cantor Sting. Esse último, quando caiu em si, nos devolveu nosso "nativo da américa".

Mais uma vez menciono Dourados/MS. Não raras foram as notícias veiculadas nas principais emissoras de rádio e televisão, assim como nos principais tablóides, das crianças indígenas morrendo de fome. O cacique tava forte e rechonchudo. Obviamente em sua oca não faltava comida, afinal ele é o cacique. Sobre ele pairavam indícios de atentado ao pudor contra garotas "brancas".

Não tenho nada contra os índios. O cacique Guaicaipuro Cautémoc tem todo o direito de cobrar essa conta. Se eles não gostam de laborar e preferem emprestar ouro e prata a juros, nos resta respeitar os habitantes de mais de 40 mil anos. Trabalhar nunca foi e nem será o forte deles mesmo.

Os espanhóis, quando conquistaram a américa central, foram um pouco mais duros. Preventivamente exterminaram quase todos os nativos. Por aqui, vivemos em conflito com os habitantes de mais de 40 mil anos. Olé!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home